A vitamina D cumpre diversas funções no organismo humano. Uma das principais é favorecer a absorção do cálcio. Quando há falta de vitamina D, o corpo tem dificuldade para aproveitar esse mineral importante para a estrutura dos ossos. Então, podem ocorrer dores, inclusive nas articulações, e perda óssea, causando osteopenia, osteoporose e fraturas.
A força muscular depende das boas taxas de vitamina D. Ela se relaciona com a manutenção da massa magra, além de favorecer o ganho dela, sem falar que ajuda a melhorar a saúde do coração e fortalece o sistema imunológico. É o que Camila explica: “Tem doenças de que, se você estiver com a vitamina D boa, consegue melhorar mais rápido, principalmente doenças infecciosas, causadas por vírus”.
Sabia que até mesmo a saúde e a beleza dos seus cabelos podem ser ameaçadas pela falta de vitamina D? A carência desse nutriente pode levar à queda acentuada dos fios, acentuar a calvície e a alopecia areata, uma doença autoimune que ataca os folículos capilares. “Quando a pessoa tem na família o gene da calvície, se estiver com a vitamina D muito boa, pode diminuir a expressão desse gene”, ressalta a especialista.